terça-feira, 4 de agosto de 2009

Gângsteres Económicos - Corrupção, Violência e a Pobreza das Nações

«Uma investigação fascinante do lado negro do desenvolvimento económico. É raro que um livro sobre economia seja tão surpreendente e importante como este.»

STE
VEN D. LEVITT , co-autor de Freakonomics

Neste livro, Raymond Fisman e Edward Miguel levam os leitores a mundos ocultos, caóticos e brutais habitados por personalidades violentas e sem lei. Juntem-se a estes dois economistas-detectives enquanto eles seguem o rasto do dinheiro da ajuda estrangeira que cai nas mãos de governos corruptos e de personagens estranhas do submundo. Passem algum tempo com os engenhosos especialistas em mercado negro que eludem o sistema internacional. Dêem um passeio surpreendente pelos bas-fonds do desenvolvimento económico global.


«[O] padrão desolador [dos países lusófonos] faz-nos perguntar se os muitos séculos de colonialismo português não terão deixado atrás de si um legado particularmente tóxico de corrupção em grande parte da África e da América Latina.»

Fisman & Miguel, Gângsteres Económicos

RAYMOND FISMAN é professor de Iniciativa Social e director de investigação do Programa de Iniciativa Social da Columbia Business School. É ainda colunista da revista Slate.

EDWARD MIGUEL é professor associado de Economia e director do Centro de Avaliações para a Acção Global da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Sem comentários:

Enviar um comentário